Política

Agenda dos candidatos


MARCELO SILVA (PV)
Manhã
- grava programas eleitorais
Tarde - Reunião com Familia de Jubaia em Maranguape
Noite - Participa dos festejos de Sao Miguel em Itapebussu (Maranguape).


MARCOS CALS (PSDB)
10h
– Carreata em Alto Santo
11h – Carreata em Jaguaretama
17h30min – Carreata em Tururu
19h30min – Comício em Itapipoca

CID GOMES (PSB)
13h - Almoço com Jovens Empresários no Mucuripe Clube
20h - Minicomício no município de Brejo Santo

NATI (PSB)
7h – Bandeirada na rua Solon Pinheiro esquina com rua Pedro I.
16h30min – Bandeirada na Praça do Ferreira.

GONZAGA (PSTU)
6h - Fábrica de confecção feminina Di Lady
11h - Canteiros de obras na Praça Portugal
15h - Panfletagem no Terminal da Messejana

SORAYA TUPINAMBÁ (PSOL)
8h – Caminhada pelo Centro da cidade
14h – Panfletagem nos bairro Quintino Cunha e Jardim Iracema
16h – Caminhada das Lésbicas na Gentilândia
19h – Debate sobre cultura, organizada pela Juventude do Psol, na sede do partido.

LÚCIO ALCÂNTARA (PSOL)
7h30min – Caminhada em Mauriti
9h – Caminhada em Missão Velha
10h30min - Caminhada por Juazeiro do Norte
14h30min - Caminhada em Aurora
15h45min - Caminhada em Várzea Alegre
18h - Carreata e mini comício em Antonina do Norte.

 

Temperatura do horário eleitoral


José Serra (PSDB) evitou ataques a Dilma Rousseff (PT). Na TV, ele enumerou seus feitos em São Paulo. Ao final, recitou parte do hino nacional.

Marina Silva (PV) prometeu destinar 7% do PIB à educação. Ela afirmou ainda que é única que pode enfrentar a corrupção e o atraso na política brasileira.

Dilma usou seu tempo na TV para anunciar o PAC 2 e prometer uma “nova era de properidade econômica e social, fazendo do Brasil um dos melhores países do mundo”.

 

''Há cerco à imprensa'', diz Serra


O candidato tucano à Presidência, José Serra, criticou ontem em Mato Grosso o que chamou de "cerco" à liberdade de imprensa. Questionado em entrevista sobre como vê "ataques" do governo federal à mídia, Serra disse que há pessoas que defendem a imprensa só quando ela "fala bem".

"O que vem incomodando essa gente é que a imprensa vem apresentando notícias que mostram abusos, nepotismo e maracutaia com o dinheiro público. Essa imprensa incomoda os donos do poder. E é só isso. Não é nenhuma objeção doutrinária que eles têm. É uma posição de conveniência. Não há país democrático no mundo sem imprensa livre. Aqueles que perseguem hoje a imprensa vão mais tarde perseguir credos religiosos. E essa perseguição não tem fim", disse.

Serra esteve na cidade de Sinop (a 508 km de Cuiabá), onde participou de uma caminhada e visitou uma sede da Apae.

 

Imprensa volta a ser alvo de Lula

Em entrevista ao portal Terra, o presidente disse que veículos de comunicação deveriam assumir que têm candidato. Para Lula, é um %u201Cabsurdo%u201D falar em falta de liberdade de imprensa no Brasil, ainda que apenas nove ou dez famílias controlem os meios em todo o País
24/09/2010 07:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer críticas à imprensa brasileira em entrevista divulgada ontem pelo portal Terra. “A imprensa brasileira deveria assumir categoricamente que ela tem um candidato e tem um partido, que falasse. Seria mais simples, mais fácil. O que não dá é para as pessoas ficarem vendendo uma neutralidade disfarçada. Muitas vezes fica explícita no comportamento que eles têm candidato e gostariam que o candidato fosse outro. Tiveram assim em outros momentos. Acho que seria mais lógico, mais explícito. Mas, eles preferem fingir que não têm lado e fazem críticas a todas as pessoas que criticam determinados comportamentos e determinadas matérias”, disse.

Segundo ele, o que acontece muitas vezes é que “uma crítica que você recebe é tida como democrática e uma crítica que você faz é tida como antidemocrática”. “Ou seja, como se determinados setores da imprensa estivessem acima de Deus e ninguém pudesse ser criticado. Escreveu está dito, acabou e é sagrado, como se fosse a Bíblia sagrada. Não é verdade. A posição de um presidente é tomada como ser humano, jornalista escreve como ser humano, juiz julga como ser humano. Ou seja, temos um padrão de comportamento e julgamento e, portanto, todos nós estamos à mercê da crítica.”

Lula disse ainda que, nesse momento do Brasil, é um “absurdo” falar em falta de liberdade de comunicação. “Nesse momento do Brasil! Eu duvido, duvido. Eu quero até que vocês coloquem em negrito isso aqui: eu duvido que exista um país na face da Terra com mais liberdade de comunicação do que neste país, da parte do governo. Agora, a verdade é que nós temos nove ou dez famílias que dominam toda a comunicação desse país. A verdade é essa. A verdade é que você viaja pelo Brasil e você tem duas ou três famílias que são donas dos canais de televisão. E os mesmos são donos das rádios e os mesmos são donos dos jornais.”

Recorrente
No último sábado, Lula já tinha feito fortes ataques à imprensa em comício em Campinas (SP), ao afirmar que alguns veículos de imprensa se comportam como partidos políticos.

“Eu queria pedir para você, Dilma, e para você, Mercadante, não percam o bom humor, deixa eu perder. Eu já ganhei. Se mantenham tranquilos porque outra vez nós não vamos derrotar apenas os nossos adversários tucanos, nós vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como partido político e não têm coragem de dizer que têm partidos políticos, que têm candidatos, que não têm coragem de dizer que candidatos que não são democratas e pensam que são democratas. Democrata é este governo que permite que eles batam.” (das agências)

CONTEÚDO EXTRA
A entrevista de Lula ao Terra está no
https://terratv.terra.com.br/Noticias/Brasil/4194-322838/Veja-integra-da-entrevista-exclusiva-de-Lula-ao-Terra.htm

Incerteza do primeiro voto

 

Ela nunca votou mas diz estar decidida a, agora, mesmo antes dos 18 anos, exercer a cidadania do voto. Quando provocada a pensar no nome de um candidato a deputado estadual, porém, as dúvidas e as incertezas tomam conta dela. A estudante de administração Jamilly Ribeiro, de 17 anos, diz que nesses últimos quatro anos não ficou sabendo de nenhuma lei aprovada pelos deputados estaduais cearenses. “O ruim é que sempre são os mesmo candidatos”, diz ela.

 

Temperatura do Horário Eleitoral

 

Espaço reservado para candidatos a deputado estadual da coligação PR-PPS, de Lúcio Alcântara (PR), ainda serviu para ataques contra Cid Gomes (PSB, com a reprodução das denúncias publicadas na revista Veja.

 

Empresário nega denúncia

Raimundo Morais Filho, acusado de integrar esquema de desvios de verbas públicas, diz que não elaborou relatório contra Cid e Ciro para negociar acordo de delação premiada com o Ministério Público

Ítalo Coriolano
coriolano@opovo.com.br
23/09/2010 02:00

 

Personagem central num suposto esquema de desvio de verbas públicas denunciado nesta semana pela revista Veja, o empresário Raimundo Morais Filho afirmou, em nota de esclarecimento enviada ontem à imprensa, que “não redigiu minucioso relato sobre crimes para negociar um acordo de delação premiada com o Ministério Público”, como diz a publicação.

 

Segundo a reportagem, Morais Filho seria responsável por receber – entre 2003 e 2009 – recursos de licitações direcionadas por prefeituras cearenses para as suas 17 empresas. O empresário, por sua vez, garante possuir apenas uma empresa.

 

Ao todo, de acordo com a Veja, teriam sido desviados R$ 300 milhões, vindos do Ministério da Integração Nacional, na época em que o Ciro Gomes (PSB) comandava a pasta, e posteriormente do Governo do Estado, quando Cid Gomes (PSB) já era governador.

 

Do valor de cada contrato, o empresário embolsaria 4%, e enviaria o restante para o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB), principal articulador de Cid na Assembleia. O restante do dinheiro retornaria para as prefeituras, que executariam obras com qualidade abaixo da prevista em contrato. O valor que sobrava alimentaria um caixa-dois que teria ajudado a eleger, em 2006, Cid governador e Ciro deputado federal.

 

Na nota, Morais Filho esclarece que atendeu apenas uma ligação do repórter responsável pela matéria, e que teria dito que se negava a conceder entrevista “para evitar polêmica sobre o caso ou mesmo retaliação, pois o processo envolvia dezenas de autoridades e pessoas influentes em diversos municípios do Ceará”. O empresário disse, na nota, que jamais externou indignação com as autoridades citadas na matéria, e ressaltou que nunca se sentiu acuado por ninguém e que não acusou Cid, Ciro nem Zezinho de qualquer crime.

 

Morais Filho esclareceu ainda que não foi preso na Operação Gárgula, ocorrida em dezembro de 2009, mas sim três meses depois, na Operação Província, um desdobramento da primeira. Ele teria se apresentado espontaneamente à Justiça e cumprido cinco dias de prisão.


Proteção

O PORTAL apurou que, após a publicação da matéria, Cid determinou ao secretário de Segurança do Estado, Roberto Monteiro, proteção para Morais Filho, que estaria sendo ameaçado de morte. Assim, o governador não poderia ser responsabilizado caso algo aconteça a ele.

 

Ontem, o governador chegou a afirmar que não teme que as denúncias atrapalhem a sua performance eleitoral. “As pessoas já são meio vacinadas de que denúncias feitas assim, na véspera da eleição, isso não é uma coisa séria”.

 

Lúcio registra propostas em cartório

 

Após caminhada pelo Centro de Fortaleza na manhã de ontem, o candidato ao Governo Lúcio Alcântara (PR) registrou em cartório seu programa de governo. Para ele, o ato “tem um simbolismo” que representa seu compromisso com as propostas.

 

Lúcio fez o registro no Cartório do 4º Ofício de Notas, e logo voltou a caminhar por mais um quilômetro pelo Centro, até a Praça do Ferreira, onde comemorou o marco de 222 km percorridos a pé ao longo da campanha, segundo cálculos de sua assessoria.

 

E não foi por acaso que o candidato, cujo número é 22, escolheu o dia 22 para comemorar a façanha. Outra coincidência é que a distância que ele alega ter percorrido é a mesma que liga Fortaleza a Sobral, indo pela BR-222.

 

Agenda dos candidatos

 

MARCOS CALS (PSDB)

10h – Carreata em Itaitinga

18h – Carreata em Chorozinho

20h – Comício em Horizonte

22h15min – Debate Rede TV

 

CID GOMES (PSB)

21h - Debate na Rede TV.

 

LÚCIO ALCÂNTARA (PR)

7h30min – Caminhada pela Feira e comunidade do Álvaro Weyne

13h15min - Entrevista ao vivo ao Programa Linha Aberta - Rádio Sol Poente (Paracuru)

22h – Debate na Rede TV.

 

NATI (PCB)

7h – Panfletagem entre as Ruas Liberato Barroso e General Sampaio.

11h – Visita a canteiros de obras no Bairro Aldeota.

 

SORAYA TUPINAMBÁ (PSOL)

9h - Mercado do Carlito Pamplona

22h15min - Debate na Rede TV.

 

FRANCISCO GONZAGA (PSTU)

7h - Panfletagem na feira do bairro da Granja Portugal (praça central do bairro). 18h - Assembleia dos trabalhadores da Construção Civil na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Rua Agapito dos Santos, 480. Centro.

 

Até o fechamento desta edição, a agenda de Marcelo Silva (PV) não havia sido enviada à redação.

 

Eleitor pode tirar 2ª via do título até dia 30

O prazo para a reimpressão do documento foi prorrogado pela Justiça Eleitoral por conta dos pedidos das Corregedorias Regionais. Para poder votar, os eleitores que perderam o título têm então mais uma semana para tirar a 2ª via em qualquer cartório eleitoral

Ranne Almeida

 

O prazo para a reimpressão ou emissão da segunda via do título de eleitor, que se encerraria hoje, foi prorrogado até o próximo dia 30 de setembro, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi tomada após pedidos das Corregedorias Regionais Eleitorais, pela importância que o documento passou a ter nas eleições deste ano: agora, para votar, o eleitor é obrigado a apresentar o título, junto de outro documento oficial com foto.

 

No Ceará, os eleitores que perderam o título podem tirar a segunda via em qualquer um dos 105 municípios que possuem cartório eleitoral, das 8h às 17h, segundo informou a coordenadora de eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Edna Sabóia.

 

Em Fortaleza, os atendimentos ocorrem na sede do TRE, na Praia de Iracema, na Unidade Móvel do Tribunal, instalada no Parque das Crianças, e na Casa de Justiça e Cidadania. De acordo com Sabóia, durante este fim de semana, técnicos do tribunal vão trabalhar em regime de plantão para garantir e acelerar o atendimento.

 

Somente ontem foram realizadas cerca de 4.300 reimpressões. Na Unidade Móvel, foram 1.415 atendimentos.

 

Rapidez

Mesmo com a grande demanda deste período, os eleitores estão satisfeitos com a eficiência no atendimento do TRE. A dona de casa Fabiana Freire disse que foi atendida em menos de 20 minutos. “Eu pensei que ia demorar mais”, destacou.

 

Francinete Ferreira, que é professora, também afirmou que “mal chegou” e já foi atendida. “Fiquei surpresa. Além da agilidade, os atendentes também são excelentes”, vibrou a professora.

 

Pela terceira vez, o autônomo Alan Ferreira dirigiu-se ao TRE para tirar a 2ª via do título e lembrou, enquanto aguardava atendimento: “Das outras duas vezes as filas eram enormes, gigantescas. Agora, as coisas estão bem melhores. Eu não estou aqui nem há dez minutos e já estou sendo chamado”.